11 março 2011

Redes Sociais - Como Surgiram ?



Em 2004, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, três estudantes da Universidade de Harvard, lançaram um site projetado para colocar os estudantes em contato uns com os outros, a fim de compartilharem suas fotos e encontrarem novas pessoas.

Eles o chamaram thefacebook.com, e logo o site se tornou extremamente popular no campus de Harvard. Um mês após seu lançamento, os criadores o expandiram para incluir estudantes de Stanford, Columbia e Yale. Em 2005, os estudantes em 800 redes universitárias ao longo dos Estados Unidos podiam se unir à rede, e a sua filiação cresceu para mais de 5 milhões de usuários ativos.

Em agosto do mesmo ano, o nome do site mudou para Facebook, e nos dias de hoje é a rede social mais popular do mundo. Existe o filme "A Rede Social" que conta detalhadamente a história desde o começo,vale a pena ver!



A idéia nasceu em 1992, inspirada no software de rastreamento dos taxistas. Se os profissionais se beneficiavam do aplicativo porque não as outras pessoas, pensava Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, ele era obcecado pela idéia de como funcionava as cidades. Chamava muito sua atenção o diálogo entre os taxistas,que iam relatando os lugares por onde passava.

Quando chegou aos 20 anos, percebeu que sabia o que fazia os bombeiros, os enfermeiros, a polícia e notou que só não sabia o que fazia seus amigos.Só foi possível concretizar o projeto em 2006 quando convenceu Evam Willians, criador do Blogger, a apostar no desenvolvimento.

Twitter do Criador : http://twitter.com/JACK


O orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.

O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários.E o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado.

Desde outubro de 2006 o orkut permite que os usuários criem contas sem necessidade de um convite.Originalmente a sede do orkut era na California, mas em agosto de 2008 Google anunciou que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil. Isso foi decidido devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.

Conforme o gerente de marketing da Formspring, Chris Lucas,  a empresa formspring.com oferecia serviços de formulários para usuários embeber em sites, depois  foi percebendo que os usuários estavam criando caixas simples de comentários para inserir em seus blogs e convidando os visitantes a fazer comentários e perguntas anônimas.


“Observamos esse movimento crescer e pensamos que poderíamos destinar melhor esse tipo de uso criando um site separado, especificamente para isso”, explicou Lucas.  Assim nasceu o microblogging Formspring.

Formspring do Criador : http://www.formspring.me/ade

O MSN não é bem uma rede social mas também é muito usado. Surgia o MSN Messenger Service no dia 21 de julho de 1999, o serviço gratuito de mensagens instantâneas da Microsoft. Era um comunicador de usuários do Hotmail e do AOL Instant Messenger.

Integrado com o Internet Explorer 5, Outlook Express 5, Hotmail e NetMeeting, o comunicador - cujo arquivo de instalação tinha apenas 320 Kb - tinha como grande destaque sua execução em pano de fundo e os alertas automáticos de contatos online (uau!). “Os usuários podem especificar que eles se encontram distantes do computador ou podem ser marcados automaticamente como ‘ausente’ se não usam o computador por um período específico”, afirmava o anúncio oficial do lançamento.

Esta primeira versão contava com recursos básicos. As mensagens só continham texto pleno e a lista de contatos era bastante simples. Não havia nenhum outro tipo de recurso a não ser conectar, desconectar, alterar status, adicionar e alterar entre identidades de outros usuários, adicionar e deletar contatos.