05 março 2015

O que realmente é a Maçonaria?

A Maçonaria está cada vez mais sendo alvo de curiosidades e pesquisas para saber em que realmente ela consiste. Se você escrever Maçonaria no Google, encontrará quase um milhão de resultados para a sua busca. É inegável que a organização sempre esteve envolta em segredos e muito mistério.

A definição básica que se encontra na internet para a maçonaria é de uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam., cujos membros cultivam solidariedade, justiça humana, os princípios da liberdade, democracia,igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

A maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião ou posição social. Suas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

Atualmente, os maçons somam mais de seis milhões de pessoas que não formam exatamente uma sociedade secreta ou não estaríamos falando sobre isso abertamente, mas sim uma organização que mantém seus segredos.Originalmente, o nome da ordem vem do francês maçonnerie, que significa “construção” ou “pedreira” e faz referência ao maçom, que seria o “construtor” ou “pedreiro”. Pode se dizer que o termo significa uma “associação de pedreiros”. Maçonaria significa avançar de nível em nível conforme você ganha conhecimento e experiência.

SÍMBOLOS

O compasso e o esquadro, que são dois dos símbolos mais comuns da ordem, representam a precisão e a retidão. Da sobreposição desses dois instrumentos podemos derivar a Estrela de Davi, e representa a criação e a perfeição. A letra G, que pode ou não acompanhar a imagem do compasso e do esquadro, é uma referência à Geometria.




O Olho da Providência, também conhecido como “o olho que tudo vê” é mais um símbolo da Maçonaria que ficou especialmente famoso por aparecer no verso das notas de um dólar e serve como um lembrete aos maçons de que eles estão sempre sendo observados pelo Grande Arquiteto do Universo. Esse símbolo costuma ser acompanhado por um triângulo ou por três pontos.





COMO SER UM MAÇOM?

Para ser um membro dessa ordem, é preciso atender a requisitos básicos, o que é bem comum hoje em dia, não tem nada de extraordinário. Ser homem e ter, pelo menos, 21 anos de idade (ás vezes ocorrem exceções para filhos de maçônicos, que ainda não tem 21 anos de idade). Não precisa ser rico, mas é preciso ter um certo nível econômico. Acreditar em algum deus. Tem que ser uma pessoa de excelente conduta, honesta e bem vista na sociedade. A Maçonaria é bem exigente neste aspecto. Terá que ser convidado por um Maçom que te conheça bem e pessoalmente há algum tempo, pelo menos um ano. E mais, para ser convidado você tem que dizer explicitamente a este Maçom que gostaria de ingressar na Maçonaria. Se ele achar que você está em condições, ele vai formalizar o convite e o processo se inicia. Depois disso ainda leva de 8 meses a 2 anos.

O LADO OCULTO DA MAÇONARIA

Assim como algumas pessoas interpretam a maçonaria como uma fraternidade cujos membros cultivam solidariedade, justiça humana, democracia...blá blá blá, outras tem um conceito diferente e assustador sobre ela. Afirmam que elá é uma organização enganada com mentiras e levada a crer em falsas interpretações, enquanto a organização mais interna conhece a verdade espiritual a respeito da Maçonaria, e abraça-a de todo o coração, alma e mente.

Pesquisei em diferentes sites, blogs na internet, que foram criados na esperança de alertar as pessoas, sobre o que realmente é a maçonaria. Veja ás palavras do autor maçom Manly P. Hall (conhecido com o maior filósofo da maçonaria) sobre a maçonaria: "A Maçonaria é formada de duas organizações distintamente diferentes, uma visível, e a outra invisível." "A Maçonaria é uma fraternidade dentro de uma fraternidade, uma organização exterior que esconde uma irmandade interior dos eleitos... é necessário estabelecer a existência dessas duas ordens separadas, porém independentes, a visível e a outra invisível. A sociedade visível é uma esplêndida camaradagem de homens livres e aceitos que se reúnem para dedicarem seu tempo às atividades éticas, educacionais, fraternais, patrióticas e humanitárias. A sociedade invisível é uma fraternidade secreta e augustíssima (de majestosa dignidade e grandiosidade), cujos membros dedicam-se ao serviço dos segredos e mistérios." [Lectures on Ancient Philosophy, Manly P. Hall, pág. 433].

Assista esses vídeo sobre sobre Albert Pike, maçom que escreveu um livro chamado "Morais e Dogma" revelando segredos ocultos da maçonaria.