02 março 2015

DALTÔNICOS, saiba se você também é um!

Daltonismo é o termo usado para denominar a falta de sensibilidade de percepção de determinadas cores. Os daltônicos podem ver cores, mas não conseguem fazer a distinção entre alguns pares de cores diferentes.

Esse distúrbio é conhecido desde o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, ocorre com maior frequência entre os homens, que possuem apenas um cromossomo X, enquanto mulheres possuem dois.



A deficiência visual das cores vermelho/verde é de longe a forma mais comum de daltonismo, cerca de 99% dos daltônicos têm dificuldades de distinguir essas cores. A deficiência de visão das cores Azul / Amarelo também existe, mas é bem mais rara.


Então, será que você é um(a) daltônico(a)?

Existe um teste desenvolvido em 1917 pelo médico japonês Shinobu Ishihara, o teste que leva seu sobrenome é o mais utilizados no mundo para detecção da doença. O método é simples. Existe diferentes placas com pontos coloridos e, ao centro, há um número com uma cor que um daltônico não pode identificar. As respostas do teste estão logo abaixo.

1 ª PLACA 

2 ª PLACA

3 ª PLACA

4 ª PLACA

5 ª PLACA

6 ª PLACA

7 ª PLACA

RESPOSTAS 
1ª PLACA: Todas as pessoas devem ver um número 12, incluindo aqueles com daltonismo.
2ª PLACA: Aqueles com visão normal veem um 8, daltônicos veem um 3.
3ª PLACA: Aqueles com visão normal veem um 29, daltônicos veem um 70.
4º PLACA: Aqueles com visão normal veem um 5, daltônicos veem um 2.
5ª PLACA: Aqueles com visão normal veem um 3, daltônicos veem um 5.
6ª PLACA: Aqueles com visão normal veem um 15, daltônicos veem um 17.
7ª PLACA: Aqueles com visão normal veem um 74, daltônicos veem um 21.


O resultado é fácil de notar: se você acertou o número que está no centro, não é daltônico. Se não acertou, bem vindo ao clube. Ser daltônico também tem as suas vantagens em relação as pessoas de visão normal, pesquisa feitas por cientistas demonstraram que alguns tipos de daltonismo conseguem proporcionar melhor contraste visual em algumas cores.

Durante a 2ª Guerra Mundial foi descoberto que alguns soldados daltônicos detectavam facilmente alguns tipos de camuflagens dentro das florestas. Os daltônicos têm visão noturna mais apurada que as pessoas de visão normal. Vincent van Gogh, pintor famoso era daltônico.